Se as vendas não estão bem, as justificativas são imensas: o cadastro não é bom, nosso preço está fora da realidade, o treinamento não funcionou, o mercado está parado, parece que todo mundo está quebrando, e assim vamos vivendo.
Mas existe outra realidade, logo ali, bem no fim do túnel.
Sempre afirmei e cada vez me convenço mais que o Supervisor de Televendas é a alma, o coração, a respiração, a transpiração, a "piração" desta atividade e aqui vão umas dicas para turbinar seus resultados:
- O supervisor deve chegar mais cedo que todos os televendedores, para recepcionar sua equipe e em todo início de turno, realizar pequena atividade, procurando elevar o espírito de todos, mostrando dados significativos de performance; elogiar algum desempenho excepcional; colocar uma frase motivacional, ou grito de guerra (ou oração!). Tomar o pulso da equipe (por exemplo colhendo expectativas de vendas de cada um) verificando desvios e atuando para corrigi-los, de imediato (ninguém deve começar suas atividades com o moral "prá baixo").
- O supervisor deve monitorar os televendedores, destinando parcela significativa do tempo (50%) para esta atividade e dar feed back, ressaltando e elogiando os pontos fortes e para os pontos fracos estabelecendo metas de melhora. Monitorar também é andar pela central, dando toques de incentivo sobre uma venda que acabou de ser realizada, ou para animar os "lerdinhos" e exigindo mais garra, dedicação, vibração, transpiração, piração...
- O supervisor deve efetuar ações de incentivo às vendas: telemarketing é momento. Para alavancar as vendas, pode-se incendiar uma equipe com algum tipo de premiação instantânea, como o melhor da hora, entre outras.
- O supervisor deve criar um clima de vendas na central, com gráficos, metas, elogios, frase do dia, o campeão do dia, a revelação do dia, etc., etc. Só não vale exagerar nas comemorações pois isto atrapalha os demais e pode criar um clima de algazarra e percebido pelos clientes.
- O supervisor deve envolver a equipe, criando missões: por exemplo, grupos de três operadores devem apresentar o melhor script para superar três ou quatro objeções.
- O supervisor deve incentivar seus televendedores a participarem de cursos externos, pagos por eles (os televendedores, óbvio), não necessariamente ligados à atividade, motivando-os a ministrar um "compacto" para os demais colegas. Isto não elimina a responsabilidade da empresa em também aperfeiçoar seus funcionários, que fique bem claro. Fazer circular xerox, e-mail e fax de artigos significativos. Compartilhar é a palavra.
- O supervisor deve incentivar para o estudo formal: com a flagrante separação entre formação acadêmica e profissão, incentivar os televendedores a ingressarem na Faculdade (existem cursos subsidiados, com preços acessíveis). Esta é a melhor hora! Lembre-se: daqui a alguns anos a exigência de escolaridade mínima será modificada...
- O supervisor deve incentivar ações de aglutinação da equipe: continuar com comemorações, cafés da manhã, festas, churrascos, campeonatos, excursões, baladas.
- O supervisor deve terminar o dia exausto, pois afinal ele é SUPER não só no cargo, mas principalmente na função.
Por tudo isso o supervisor deve ser comissionado pelas vendas, tendo um ganho digno e condizente com seus esforços.
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