MEMORY CURSOS
VERBOS.
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas
adequadas do verbo é de crucial importância. Ele é o ponto chave para exprimir
a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de
verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e
específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR
OBJETIVO
|
Acentuar |
Contar |
||
|
Adicionar |
Contribuir |
Generalizar |
Rebater |
|
Agrupar |
Converter |
Grafar |
Receber |
|
Analisar |
Cooperar |
Grifar |
Reconhecer |
|
Andar |
Correr |
Identificar |
Recortar |
|
Anotar |
Costurar |
Ilustrar |
Redigir |
|
Aplicar |
Criticar |
Indicar |
Reduzir |
|
Apresentar |
Declamar |
Interpretar |
Registrar |
|
Arbitrar |
Decompor |
Interpretar |
Relacionar |
|
Argumentar |
Deduzir |
Inventar |
Relatar |
|
Armar |
Definir |
Juntar |
Repartir |
|
Arremessar |
Demonstrar |
Justificar |
|
|
Assinalar |
Descobrir |
Lançar |
Reproduzir |
|
Atirar |
Descrever |
Ler |
Resolver |
|
Atribuir |
Desenhar |
Listar |
Responder |
|
Calcular |
Destacar |
Localizar |
Responder |
|
Cantar |
Determinar |
Manipular |
Resumir |
|
Caracterizar |
Discriminar |
Marchar |
Reunir |
|
Circundar |
Discutir |
Medir |
Riscar |
|
Citar |
Dividir |
Modelar |
Saltar |
|
Classificar |
Dramatizar |
Montar |
Saltitar |
|
Colaborar |
Elaborar |
Multiplicar |
Separar |
|
Colar |
Encenar |
Narrar |
Simplificar |
|
Coletar |
Enlaçar |
Nomear |
Sintetizar |
|
Colorir |
Enumerar |
Operar |
Solucionar |
|
Combinar |
Esboçar |
Organizar |
Sublinhar |
|
Comentar |
Escrever |
Participar |
Subtrair |
|
Comparar |
Especificar |
Pegar |
Sumariar |
|
Competir |
Esquematizar |
Pintar |
Tabular |
|
Completar |
Estabelecer |
Planejar |
Tocar |
|
Compor |
Pontuar |
Tocar |
|
|
Compor |
Executar |
Preparar |
Traçar |
|
Comunicar-Se |
Pronunciar |
Traduzir |
|
|
Concluir |
Exemplificar |
Propor |
Transformar |
|
Confeccionar |
Expressar |
Provar |
Transformar |
|
Construir |
Extrair |
Pular |
Usar |
|
Construir |
Falar |
Racionalizar |
Verbalizar |
|
Construir |
Flexionar |
Reagrupar |
Verificar |
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
|
Abrandar |
Aproveitar |
Desfrutar |
Memorizar |
|
Absorver |
Capacitar |
Entender |
Pensar |
|
Acrescentar |
Carrear |
Evidenciar |
Perceber |
|
Adaptar |
Compreender |
Facilitar |
Praticar bem |
|
Adquirir |
Conhecer |
Familiarizar-se |
Saber |
|
Aperfeiçoar |
Conscientizar-se |
Fixar |
Sociabilizar |
|
Apreciar |
Cooperar |
Jogar bem |
Ter ideia de |
|
Aprender melhor |
Depreender |
Melhorar |
Ter inclinação para |
|
Aprimorar |
Desenvolver |
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
|
Abaixar-Se |
Definir |
Ilustrar |
Puxar |
|
Abrir |
Deitar-Se |
Imitar |
Quadrupedar |
|
Acabar |
Demonstrar |
Imitar |
Qualificar |
|
Acampar |
Derrubar |
Impulsionar |
Questionar |
|
Acompanhar |
Derrubar |
Impulsionar |
Quicar |
|
Adicionar |
Descrever |
Inclinar |
Rastejar |
|
Adicionar |
Descrever |
Inclinar |
Reagrupar |
|
Agachar-se |
Deslizar |
Inclinar-se |
|
|
Agarrar |
Deslizar |
Inclinar-se |
Recitar |
|
Agarrar |
Deslocar-se |
Indicar |
Reconhecer |
|
Agarrar-se |
Deslocar-se |
Iniciar |
Redigir |
|
Ajoelhar |
Desobrigar-se |
Inspirar |
Reformular |
|
Ajoelhar |
Diferenciar |
Integrar |
Relacionar |
|
Ajudar |
Dirigir |
Intercalar |
Relaxar |
|
Alternar |
Discutir |
Interpretar |
Remar |
|
Analisar |
Distinguir |
Investigar |
Repetir |
|
Anotar |
Dividir |
Ir |
Resolver |
|
Apalpar |
Dizer |
Jogar |
Responder |
|
Aplicar |
Dobrar |
Julgar |
Rever |
|
Apoiar |
Dramatizar |
Juntar |
Revezar |
|
Apontar |
Driblar |
Justificar |
|
|
Apresentar-se |
Elevar-se |
Lançar |
Rolar |
|
Arguir |
Empregar |
Lançar-se |
Sacar |
|
Arquear-se |
Empurrar |
Ler |
Saltar |
|
Arrastar-se |
Encestar |
Liderar |
Seguir |
|
Arrolar |
Encolher |
Listar |
|
|
Atar |
Encolher-se |
Localizar |
Selecionar |
|
Aumentar |
Engatar |
Manipular |
Separar |
|
Automatizar |
Engatinhar |
Marcar |
Seriar |
|
Autorizar |
Enumerar |
Marchar |
Serpentear |
|
Balançar |
Equilibrar-se |
Medir |
Sintetizar |
|
Bater |
Escorregar |
Mergulhar |
Soletrar |
|
Bloquear |
Escrever |
Modificar |
Solucionar |
|
Boiar |
Escutar |
Mover |
Subdividir |
|
Bola |
Esgueirar-se |
Movimentar-se |
Subir |
|
Cabecear |
Especificar |
Mudar |
Sublinhar |
|
Cair |
Esquematizar |
Multiplicar |
Submeter |
|
Cantar |
Estender |
Nadar |
Subtrair |
|
Chutar |
Esticar |
Nivelar |
Sugerir |
|
Citar |
Esticar-se |
Nomear |
Suportar |
|
Classificar |
Examinar |
Numerar |
Suspender-se |
|
Colar |
Executar |
Obedecer |
Sustentar |
|
Colocar |
Expirar |
Observar |
Tirar |
|
Colorir |
Explanar |
Obter |
Tocar |
|
Combinar |
Explicar |
Olhar |
Tomar |
|
Compara |
Explorar |
Ordenar |
Trabalhar |
|
Compartilhar |
Expor |
Organizar |
Tracionar |
|
Competir |
Expor |
Ouvir |
Traduzir |
|
Completar |
Expressar |
Parar |
Transformar |
|
Compor |
Falar |
Passear |
Transpor |
|
Computar |
Fazer |
Pedalar |
Trazer |
|
Concluir |
Fechar |
Percorrer |
Trepar |
|
Conduzir Uma |
Flexionar |
Pesar |
Unir |
|
Construir |
Flutuar |
Pesquisar |
Unir |
|
Contar |
Formar |
Pintar |
Usar |
|
Contrastar |
Frear |
Planejar |
Usar |
|
Converter |
Galopar |
Pôr |
Utilizar |
|
Correr |
Ganhar |
Predizer |
Utilizar |
|
Cortar |
Generalizar |
Prender |
Valsar |
|
Criar |
Girar |
Preparar |
Valsar |
|
Curvar |
Golpear |
Prestar |
Verificar |
|
Dar |
Grifar |
Produzir |
Ziguezaguear |
|
Defender |
Guardar |
Pular |
|
|
Identificar |
Puxar |
VERBOS ADEQUADOS PARA
OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
|
DOMINIO PSICOMOTOR |
DOMINIO COGNITIVO |
DOMINIO SOCIAL |
DOMINIO AFETIVO |
|
Automatizar |
Analisar |
Aceitar |
Agir com |
|
Colocar |
Apontar |
Ajudar |
Desempenhar com |
|
Correr |
Aplicar |
Aplaudir |
|
|
Cortar |
Avaliar |
Compartilhar |
Demonstrar |
|
Demonstrar |
Citar |
Competir |
|
|
Deslocar-se |
Combinar |
Comunicar-se |
|
|
Desempenhar |
Comparar |
Cooperar |
|
|
Dramatizar |
Classificar |
Contribuir |
|
|
Driblar |
Criar |
Convidar |
|
|
Equilibrar-se |
Distinguir |
Discutir |
|
|
Explorar |
Definir |
Elogiar |
|
|
Jogar |
Dizer |
Escolher |
|
|
Quicar |
Explicar |
Interagir |
|
|
Realizar |
Explorar |
Permitir |
|
|
Percorrer |
Enumerar |
Participar |
|
|
Saltar |
Indicar |
Saudar |
|
|
Selecionar |
|||
|
Ordenar |
|||
|
Revisar |
|||
|
Identificar |
|||
|
Compor |
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0
01. GERAIS - COGNITIVOS:
|
Administrar |
Aprimorar |
Delegar |
Fazer |
Recitar |
|
Afirmar |
Avaliar |
Demonstrar |
Formular |
Resolver |
|
Analisar |
Calcular |
Distinguir |
Identificar |
Saber |
|
Aprender |
Compreender |
Entender |
Integrar |
Transferir |
|
Aplicar |
Constar |
Enumerar |
Interpretar |
|
|
Apreciar |
Construir |
Escrever |
Propor |
02. GERAIS - AFETIVOS
|
Aceitar |
Cooperar |
Gostar |
Oferecer |
|
Acompanhar |
Demonstrar |
Manter |
Participar |
|
Apreciar |
Elaborar |
Mostrar |
Reconhecer |
|
Completar |
Escutar |
Obedecer |
Ter |
03. GERAIS - PSICOMOTORES
|
Coser |
Desenhar |
Executar |
Operar |
|
Criar |
Escrever |
Montar |
Reparar |
|
Demonstrar |
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS GERAIS:
1. DOMÍNIO COGNITIVO:
|
Analisar |
Avaliar |
Construir |
Identificar |
Resolver |
|
Aprender |
Compreender |
Entender |
Interpretar |
Sintetizar |
|
Aplicar |
Conhecer |
Formular |
Propor |
Transferir |
2. DOMINIO AFETIVO:
|
Aceitar |
Apreciar |
Demonstrar |
Gostar |
Valorizar |
|
|
|
3. DOMINIO SOCIAL:
|
Aceitar |
Cooperar |
Demonstrar |
Gostar |
Participar |
4. DOMINIO PSICOMOTOR:
|
Adquirir |
Aperfeiçoar |
Desenvolver |
Demonstrar |
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS
|
Acreditar |
Colaborar |
Crer |
Entender |
|
Adquirir |
Compreender |
Desenvolver |
Julgar |
|
Aperfeiçoar |
Conhecer |
Disputar |
Saber |
|
Aprender melhor |
Cooperar |
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
|
Aplicar |
Converter |
Esboçar |
Justificar |
Relacionar |
|
Autorizar |
Criar |
Escrever |
Listar |
Relatar |
|
Avaliar |
Criticar |
Especificar |
Manipular |
Reproduzir |
|
Calcular |
Defender |
Exemplificar |
Modificar |
Resolver |
|
Categorizar |
Definir |
Explicar |
Mostrar |
Resumir |
|
Citar |
Demonstrar |
Expressar-se |
Obter |
Reorganizar |
|
Classificar |
Descrever |
Generalizar |
Operar |
Rever |
|
Combinar |
Diferenciar |
Identificar |
Organizar |
Selecionar |
|
Compilar |
Discriminar |
Ilustrar |
Preparar |
Separar |
|
Comparar |
Distinguir |
Indicar |
Prover |
Se capaz |
|
Compor |
Dizer |
Inferir |
Produzir |
Subdividir |
|
Concluir |
Enumerar |
Interferir |
Reconstruir |
Sublimar |
|
Confirmar |
Enunciar |
Interpretar |
Redigir |
Sumarizar |
|
Contrastar |
Escolher |
Inventar |
Reescrever |
Utilizar |
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
|
Aderir |
Dar |
Felicitar |
Mostrar |
Repartir |
|
Ajudar |
Defender |
Formar |
Nomear |
Replicar |
|
Alistar |
Descrever |
Generalizar |
Ordenar |
Resolver |
|
Alterar |
Diferenciar |
Identificar |
Organizar |
Responder |
|
Apresentar |
Discriminar |
Iniciar |
Perguntar |
Rever |
|
Arranjar |
Discutir |
Influenciar |
Praticar |
Salientar |
|
Assistir |
Dizer |
Integrar |
Preparar |
Seguir |
|
Atuar |
Enumerar |
Justificar |
Propor |
Selecionar |
|
Combinar |
Escolher |
Ler |
Qualificar |
Sintetizar |
|
Comparar |
Escrever |
Localizar |
Realizar |
Trabalhar |
|
Completar |
Executar |
Manter |
Recitar |
Usar |
|
Conformar-se |
Estudar |
Militar |
Relacionar |
Verificar |
|
Convidar |
Explicar |
Modificar |
Relatar |
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
|
Afiar |
Criar |
Fixar |
Martelar |
Redigir |
|
Aquecer |
Desligar |
Furar |
Misturar |
Seguir |
|
Calibrar |
Edificar |
Juntar |
Ouvir |
Segurar |
|
Colocar |
Emendar |
Ligar |
Pesar |
Serrar |
|
Compor |
Enroscar |
Limpar |
Prender |
Usar |
|
Consertar |
Expressar-se |
Manipular |
Pintar |
Utilizar |
|
Construir |
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
|
Aplicar |
Confirmar |
Enumerar |
Inferir |
Reescrever |
|
Avaliar |
Contrastar |
Enunciar |
Interpretar |
Relacionar |
|
Calcular |
Converter |
Escrever |
Inventar |
Relatar |
|
Categorizar |
Criar |
Especificar |
Justificar |
Reproduzir |
|
Citar |
Criticar |
Exemplificar |
Listar |
Resolver |
|
Classificar |
Defender |
Explicar |
Modificar |
Resumir |
|
Combinar |
Definir |
Expressar |
Organizar |
Reorganizar |
|
Compilar |
Descrever |
Generalizar |
Preparar |
Selecionar |
|
Comparar |
Diferenciar |
Identificador |
Produzir |
Separar |
|
Compor |
Discriminar |
Ilustrar |
Reconstruir |
Subdividir |
|
concluir |
distinguir |
Indicar |
Redigir |
Utilizar |
2. Domínio Afetivo:
|
Assumir |
Alterar |
Escolher |
Manter |
Organizar |
|
Atuar |
Conformar-se |
Formar |
Modificar |
Responder |
|
apresentar |
Defender |
Reconhecer |
mostrar |
Seguir |
|
demonstrar |
Prestar atenção |
Trabalhar |
3. Domínio Social:
|
Aderir |
Convidar |
Formar |
Mostrar |
Seguir |
|
Ajudar |
Dar |
Influenciar |
Relacionar-se |
|
|
Aplaudir |
Escolher |
Integrar |
Repartir |
Trabalhar |
|
Assumir |
felicitar |
manter |
responder |
|
|
atuar |
4. Domínio Psicomotor:
|
Colocar |
Executar |
Juntar |
Prender |
Realizar |
|
Demonstrar |
Fixar |
Ligar |
Segurar |
Usar |
|
efetuar |
iniciar |
manipular |
trabalhar |
utilizar |
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Contribuir |
Especificar |
Manipular |
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
|
Abrir |
Descrever |
Ir |
Puxar |
|
Acabar |
Desenhar |
Jogar |
Questionar |
|
Achar |
Dirigir |
Juntar |
Reagrupar |
|
Adicionar |
Discriminar |
Justificar |
Recitar |
|
Ajudar |
Dividir |
Ler |
Reconhecer |
|
Anotar |
Dizer |
Liderar |
Recordar |
|
Apoiar |
Dizer |
Listar |
Repetir |
|
Apontar |
Empregar |
Marcar |
Resolver |
|
Apontar |
Empurrar |
Marchar |
Reunir |
|
Arguir |
Envolver |
Medir |
Saltar |
|
Arrolar |
Escolher |
Medir |
Seguir |
|
Aumentar |
Escrever |
Modificar |
Selecionar |
|
Bater |
Escutar |
Mudar |
Soletrar |
|
Calcular |
Especificar |
Multiplicar |
Somar |
|
Chutar |
Esquematizar |
Nivelar |
Suar |
|
Colar |
Estabelecer |
Nomear |
Sublinhar |
|
Colocar |
Observar |
Submeter |
|
|
Combinar |
Evidenciar |
Obter |
Subtrair |
|
Compartilhar |
Examinar |
Ordenar |
Suportar |
|
Completar |
Examinar |
Parar |
Tirar |
|
Compor |
Expor |
Pesar |
Tocar |
|
Computar |
Fazer |
Pintar |
Tomar |
|
Construir |
Fixar |
Planejar |
Traduzir |
|
Construir |
Ganhar |
Por |
Transformar |
|
Contar |
Guardar |
Preencher |
Trazer |
|
Criar |
Ilustrar |
Preparar |
|
|
Dar |
Indicar |
Prestar |
|
|
Definir |
Indicar |
Produzir |
|
|
Demonstrar |
Investigar |
Provar |
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de
objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
|
Verbos inadequados para objetivos imediatos, por
serem muito abrangentes ou vagos:
|
Adquirir |
Apreciar |
Desenvolver |
Saber |
|
Aprender |
Conhecer |
Entender |
Sociabilizar |
|
Aperfeiçoar |
Compreender |
Melhorar |
Valorizar |
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um
comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em
estudo.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira.
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase.
Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu
comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o
controle da respiração para uma boa resistência cardiorrespiratória.
· Adquirir o hábito
da prática da atividade física.
· Desenvolver as
qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades
de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a
aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor
e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades
corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os
outros.
· Resolver problemas
de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
· Realizar as
atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do
professor;
· Identificar as
cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez
para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o
jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do
professor;
· Criar diversas
formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e
grossa;
· Equilibrar-se em
diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra
poliesportiva;
· Demonstrar através
dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio;
· Deslocar-se em
diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar
atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior
número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de
palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas;
· Ouvir e marcar corretamente
os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em
cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as
peças do dominó para completar o jogo;
· Ouvir e realizar as
orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local
mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos
jogos propostos respeitando as regras;
· Manusear os arcos
em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os
exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados
durante a aula;
· Desenhar e recortar
livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do
quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar
no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as
peças do dominó para completar o jogo;
· Relacionar através
dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já
explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os
limites propostos conforme o comando do professor;
· Confeccionar as
petecas seguindo a sequência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples
movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos
rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo;
· Equilibrar os
saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela
professora durante a aula;
· Respeitar a ordem
das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os
diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor
no decorrer do exercício;
· Dobrar o jornal de
várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música
de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as
peças do dominó para completar o jogo;
· Realizar os
exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo
principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito
de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas;
· Deslocar-se pela
quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as
atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a
aula;
· Executar o circuito
de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal
do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito;
· Saltar a corda
realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
· Combinar os
diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos
de saltos explicitados durante a aula;
· Identificar as
respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos
identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da
explicitação;
· Pular o elástico
diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das
atividades;
· Deslocar-se pela
quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos
de saltos durante a realização dos exercícios;
· Respirar compassadamente
observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases
da respiração (inspirar e expirar) conforme a sequência dos exercícios;
Professor Mestre Gilvandro
Diretor da Memory Cursos e da M.Cult.Box
Nenhum comentário:
Postar um comentário